Como alternativa, startup israelense promove inclusão financeira com base em caráter pessoal
O Brasil tem cerca de 62,5 milhões de consumidores inadimplentes, de acordo com a última edição do Mapa da Inadimplência, divulgado pelo Serasa. O estudo abordou a situação dos brasileiros no mês de maio. O número divulgado é 0,7% menor do que o verificado no mês de abril, quando o indicador estava em 62,98 milhões. A quantia média de cada dívida atingiu a marca de R$ 1.162,43, superando o salário mínimo. Ainda segundo o Mapa, entre os brasileiros inadimplentes, cada um deve, em média, R$ 3.937,98. O maior volume de dívidas está na categoria bancos/cartão, representando 29,7% dos mais de R$ 211 milhões de débitos. Em seguida, estão as contas com luz, água e gás, com 22,3%. As compras no varejo representam 13% das dívidas dos brasileiros.
Procurando ajudar os brasileiros negativados a não serem excluídos do sistema financeiro, a startup israelense Innovative Assessments, presente em 15 bancos e fintechs do Brasil, aparece como uma alternativa. A IA oferece questionário psicométrico que permite incluir negativados e desbancarizados ao sistema de crédito do país, o Worthy Credit (“Digno de Crédito”, em tradução livre), que gera uma pontuação baseada na confiança através de dados que referendem a previsibilidade de inadimplências de empréstimos e pagamentos. A ferramenta funciona como uma etapa adicional na análise de risco que pode garantir a sobrevivência e a recuperação financeira do endividado.
“Por meio do Worthy Credit, é possível aumentar as aprovações de empréstimo entre candidatos sobre os quais não há muitos dados, e reduzir a inadimplência entre os riscos identificados. As pontuações de crédito atuais ignoram um fator chave da capacidade creditícia: o caráter pessoal”, explica Roey Shochat, CRO da IA.
Psicometria para crédito
A psicometria é uma forma científica e estruturada de medir as competências pessoais de um indivíduo, como disposições, atitudes, opiniões, e habilidades. É um dos meios mais eficazes e eficientes de medir a personalidade, com a medição e previsão científica das atitudes e comportamentos dos indivíduos, considerando que todos são 100% pontuáveis.
“Quando falamos sobre a capacidade financeira de um solicitante de crédito, também precisamos considerar seus níveis de responsabilidade e confiança, por exemplo. São características que o Worthy Credit consegue identificar e agregar à análise dos cidadãos que não possuem pontuação ou foram rejeitados anteriormente pelo banco. No Brasil, existem muitas pessoas responsáveis que merecem crédito, e os credores agora podem atendê-los melhor”, pontua o PhD Dr. Saul Fine, CEO da IA.
A startup israelense disponibiliza a ferramenta em 19 idiomas, incluindo o português. Globalmente, já auxiliou mais de 1 milhão de solicitantes de crédito. Por meio da tecnologia de seus questionários, a empresa pode proporcionar oportunidades aos cidadãos desassistidos.
Fonte: Blog Televendas