Vendas de Natal crescem 4,7% na primeira quinzena de dezembro, revela Associação Comercial de SP

O movimento de vendas do comércio varejista paulistano cresceu média de 4,7% na primeira quinzena de dezembro com relação ao mesmo período do ano passado. Em separado, houve aumentos de 6,5% e 2,8%, respectivamente, nas comercializações a prazo e à vista. Os números são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Para o presidente da entidade, Alencar Burti, os dados refletem a tendência vista nos últimos meses de que o Natal deste ano não será apenas dos presentinhos.

“É um crescimento satisfatório, já que reverte mais de dois anos de queda. Além disso, o fato do crediário subir mais indica que os bens duráveis devem ter maior procura nas vendas de fim de ano”, diz Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele faz a ressalva, contudo, de que a alta de 4,7% representa uma recuperação apenas parcial das perdas registradas em 2016, quando o varejo paulistano caiu 7,2% na primeira quinzena de dezembro.

Além do apelo natalino, as comercializações a prazo subiram em decorrência da melhora na massa salarial, queda nos juros e alongamento das prestações. Já as vendas à vista cresceram, além da massa salarial, por causa da baixa inflação (notadamente nos alimentos), o que permitiu que houvesse sobra no orçamento das famílias para outras aquisições.

Black Friday muda sazonalidade de dezembro

Na comparação com a primeira quinzena de novembro, dezembro cresceu uma média de 28,2% (20,8% a prazo e 35,6% à vista). Os números refletem a preferência histórica dos consumidores – conforme revelou a ACSP em pesquisa feita pelo Instituto Ipsos – por vestuário, calçados, joias, adereços e produtos de beleza nesta época do ano.

Curiosamente, embora dezembro ainda seja um mês em que as vendas crescem bastante sobre novembro, a diferença entre um mês e outro tem diminuído nos últimos anos em função da Black Friday.

Se neste ano a média do crescimento foi de 28,2%, em 2016 foi de 28,6%; em 2015, de 41,3%; e em 2014, de 46,6%.

“A Black Friday realmente vem roubando vendas do Natal. E o último trimestre do ano agora é caracterizado por uma aceleração contínua das vendas”, analisa Burti.

Acumulado

No acumulado do ano, até os quinze primeiros dias de dezembro, o varejo paulistano registra um aumento médio de 0,7%. Embora as vendas tendam a se aquecer substancialmente na semana imediatamente anterior ao Natal, dificilmente o setor fechará 2017 na casa do 1%.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Histórico das quinzenas em 2017

– Janeiro: -6,6%

– Fevereiro: -0,5%

– Março: -6,9%

– Abril: 1,2%

– Maio: 1,3%

– Junho: 2,4%

– Julho: 7,9%

– Agosto: 2,9%

– Setembro: 3,8%

– Outubro: 3,0%

– Novembro: 5,0%

– Dezembro: 4,7%

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Fonte: Segs