“Pensar fora da caixa” é um diferencial para o sucesso do líder – Por Daisy Blanco

O mercado hoje exige atitudes inovadoras e que você esteja sempre um passo à frente para se destacar entre os concorrentes. Logo, pensar fora da caixa é uma maneira eficiente e produtiva de buscar essa diferenciação. Mas o que é pensar fora da caixa? A expressão pode ser batida e um pouco piegas, mas o conceito de pensar fora da caixa é essencial para qualquer pessoa que deseja ter sucesso na carreira. Significa ter uma visão global da situação em que está inserido e ser capaz de visualizar problemas de outros ângulos e perspectivas, facilitando a sua solução. Na prática, um profissional com esse perfil tem a tendência a rejeitar todos os conceitos pré-fixados. Isso não quer dizer que ele não os siga quando necessário, mas que ele procura incansavelmente formas novas e simples de agir em várias situações, obtendo resultados distintos e muitas vezes mais interessantes para a empresa.

Assim, quanto mais o líder e sua equipe conseguem ter visões multilaterais, mais inovador o negócio se torna. Sim, é importante que o líder pense fora da caixa, mas que toda a equipe esteja alinhada, assim a receptividade por novos projetos é maior e a variedade de formas de pensamento torna-se produtiva. Esse tipo de raciocínio é tão eficiente que pode até evitar erros graves, já que quem compreende o todo consegue ver com facilidade os obstáculos a serem enfrentados.

Para incentivar o pensamento multilateral crie um ambiente propício para o time

  1. Tire a ação do campo das ideias. Se nada estiver sendo feito, crie políticas que a viabilizem. Instale um ambiente de trabalho mais criativo e saudável.
  2. Aprenda com os erros. Errar é parte do aprendizado e complementa o know-how de uma empresa. Ele deve ser evitado, mas nunca ignorado, pois traz lições importantíssimas sobre o mercado em que o negócio está inserido.
  3. Respeite e aproveite as diferenças. Não basta ter uma boa equipe ao seu lado, um bom líder precisa saber extrair o que eles têm de melhor. Trate todos de forma igualitária e se esforce para manter um ambiente em que todos podem contribuir.
  4. Tenha humildade para aprender com os outros. Não existe espaço para vaidade. Incentive todos a opinar e aceite sugestões. Amplie o debate.
  5. Crie metas simples e instigue os funcionários a bolar estratégias. Deixe claro qual objetivo deseja atingir com o projeto, fica mais fácil para os funcionários serem inovadores na forma de atingi-las. Tenha um fluxo de trabalho bem estruturado para inovações, que faça você e seus funcionários pensarem na viabilidade do mesmo.
  6. Não seja um líder opressor. Seja democrático, respeitoso e valorize as sugestões de sua equipe. Ninguém desejará repassar seus planos mais brilhantes a uma pessoa que só pressiona e desvaloriza o time.

Por fim, reconheça e premie a criatividade e as inovações produzidas. Profissionais que pensam fora da caixa de forma eficiente e lucrativa são peças raras no mercado. As opções são muitas para beneficiar quem se destaca, bônus, viagens, cursos… além disso, é justo que os colaboradores que trazem propostas e inovações produtivas e rentáveis sejam colocados em posições de destaque para receber promoções e recompensas em dinheiro. Assim, eles saberão que o esforço vale a pena e incentivarão outros funcionários a se esforçarem mais.

Excelente trabalho a todos!!!

Fonte: Blog Televendas