Seja ‘sombra’ de um CEO: líderes querem compartilhar experiências

Entre os dirigentes participantes do programa CEO por um Dia estão a única mulher a presidir um banco e executivos da indústria e da área educacional

No time dos top dirigentes de grandes companhias que participam do CEO por um Dia está a única mulher presidente de um banco, Sylvia Brasil Coutinho, do UBS, e um líder, José Roberto Loureiro, da Laureate Brasil, que está pela segunda vez no programa – foi um dos integrantes da edição 2015.

O CEO por um Dia é realizado pela consultoria Odgers Berndtson. No Brasil, tem apoio do Estado, PDA International e Machado Meyer Advogados Associados. O programa vai escolher 16 universitários de qualquer área, do último ou penúltimo ano, para serem ‘sombra’ do principal executivo de uma grande organização durante uma jornada diária de trabalho.

Além de Sylvia e Loureiro, presidentes de tradicionais e conceituadas multinacionais, como Paulo Stark, da Siemens, também vão compartilhar sua rotina e conhecimentos com os jovens que forem selecionados.

“Independentemente de ser moça ou rapaz que vier passar o dia comigo, esse (o fato de ser mulher) é um aspecto que posso trazer. É um meio bastante masculino e posso dizer como é navegar no mercado financeiro sendo mulher”, afirma Sylvia.

Ela, no entanto, diz que atualmente tanto homens quanto mulheres têm “ansiedade” de equilibrar carreira com a vida familiar, com a maternidade ou paternidade. “Penso que as novas gerações estão muito mais ligadas a isso. O pai quer estar tão envolvido quanto a mãe na criação do filho”, diz ela, que é casada e tem dois filhos.

“A questão é como harmonizar todos esses aspectos com uma carreira tão demandante e que, por exemplo, pode requerer muitas mudanças de cidade e de país.” Ela própria já viveu fora do Brasil. Morou nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Nos EUA cursou MBA e trabalhou no Citigroup, onde havia iniciado sua carreira, e no HSBC, a partir de 2003. No Citi, atuou por 17 anos e exerceu vários cargos de direção.

No HSBC, foi CEO da área de asset management para Américas e Mercados Emergentes, baseada em Nova York, sendo responsável por US$ 130 bilhões em ativos. Também foi responsável pelos negócios de varejo, seguros, e asset management para a América Latina, tendo sob seu “guarda-chuva” 27 mil colaboradores e US$ 55 bilhões em ativos. Formada engenheira agronômica, ela assumiu a presidência do UBS Brasil em 2013.

“Temos muitos millennials aqui no banco, temos estagiários. E eu tenho imenso prazer em ajudar as pessoas a entenderem melhor o dia a dia do trabalho e como navegar em um banco”, conta Sylvia, referindo-se aos motivos de sua participação no CEO por um Dia. 

Ela lembra que está no mercado financeiro desde o início da carreira. “Trabalhei aqui e em vários países, em várias instituições e em várias áreas. Acho que tenho uma visão bastante ampla do segmento e também de quem andou rodando diversas culturas”, diz Sylvia. “Acho que posso agregar uma visão interessante de experiências pessoais que possam ser atraentes para alguém que tem interesse na área financeira.”

Educação. Participando pela segunda vez do programa CEO por um Dia, o CEO da rede de ensino Laureate Brasil, José Roberto Loureiro, diz que gostou muito da experiência de 2015. “Foi uma oportunidade muito importante, que eu não tive no início da minha carreira. Fiz minhas escolhas sem conhecer o dia a dia de um CEO e eu sempre quis isso, ser CEO, desde o início. E, confesso, que depois que eu fui aprendendo o que era, vi coisas muito diferentes do que pensava. Então, achei importante dar para as pessoas a oportunidade de conhecer essa rotina.”

Loureiro conta que acompanha a estudante escolhida para ser sua sombra em 2015, Flora Regina Damin Pimentel, que neste ano concluirá o curso de ciências econômicas na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Araraquara. Flora esteve na Laureate no período em que a organização faz seu planejamento quinquenal.

“No dia em que ela veio, analisamos a região sul e o Rio de Janeiro. O mercado privado de educação é o tema do TCC dela. E ela teve a oportunidade de presenciar o que olhávamos para definir estratégia de mercado, quais variáveis levávamos em conta, como analisávamos e como decidíamos os caminhos que íamos tomar. Foi intenso.”

De acordo com Loureiro, a Laureate é a maior rede mundial de universidades privadas. “Nós temos 1 milhão de alunos em todo o mundo, sendo que no Brasil são 260 mil. Ou seja, o Brasil é a mais expressiva operação da Laureate no mundo.” No País, a organização tem 14 mil colaboradores, sendo que cerca de metade é de professores.

Ele diz que o mercado de educação mudou e se profissionalizou, tem empresas de capital aberto, alto nível de governança corporativa. Loureiro atuou por 28 anos no mercado de seguros, tendo exercido o carg de CEO na Mtlife Brasil e na Citi Insurance Brazil. Em 2010, aceitou o convite da Laureate.

Indústria. Presidente da Siemens no Brasil desde 2011, Paulo Ricardo Stark diz que considerou interessante participar do CEO por um Dia para poder mostrar para jovens no fim da vida acadêmica que tipo de papel desempenha a presidência de uma empresa, que influência exerce no meio, no mercado e no desenvolvimento do próprio País.

 “Acho uma proposta bacana, que leva para essas pessoas e para a rede de relacionamento delas, esse lado pouco conhecido da função pelos jovens”, afirma o presidente local da multinacional de origem alemã.

Para ele, é mais importante mostrar esse lado, esse papel, do que a rotina do trabalho propriamente dita. “É mostrar para os jovens o papel que temos na influência do meio, do ambiente de negócios, o que a empresa pode trazer de benefícios para a sociedade diante dos grandes desafios que temos e como isso pode ser levado ao mercado da maneira mais adequada possível.” Ele também diz que sustentabilidade é um tema importante para tratar com os jovens.

Prestes a completar 48 anos, o engenheiro eletricista curitibano iniciou na Siemens em 1988, tem extensa experiência internacional e, já ocupou postos de liderança no México e Alemanha.

Todos os CEOs. Além de Sylvia Brasil Coutinho, presidente do Banco UBS, Paulo Ricardo Stark, presidente da Siemens, e de José Roberto Loureiro, CEO da Laureate Brasil, outros 13 principais dirigentes de grandes empresas participam do CEO por um Dia. São eles Mateus Bandeira, da Falconi Consultores de Resultados, consultoria de gestão e de resultados; Walter Dissinger, da Votorantim Cimentos; Esteban Rossi, da BD Latin America; Roger Laughlin, da Makro Brasil; Luis Rezende, da Volvo Cars; Paulo Ricardo Stark, da Siemens; José Roberto Loureiro, da Laureate Brasil; Ricardo Ermírio de Moraes, da Natural One; Fernando Stinchi, da Epson; Sylvia Coutinho, do Banco UBS; Fernando Alves, da PWC; Frederico Pedreira, da Avianca; Marcello Spinelli, da VLI.

Fonte: Estadão