Inadimplência: parte dela está em suas mãos

Você sabia que a inadimplência não é apenas o resultado de um cenário econômico ruim ou de clientes que deixam de pagar? Pois é, acredite!

Minha experiência profissional sempre foi na gestão de unidades de negócio com produtos de pagamento recorrente, e a inadimplência estava sempre lá, muitas vezes para derrubar bons resultados de venda e receita e, claro, tirar meu sono!

Então, para conseguir gerir essa variável, e … dormir direito, a única solução era ir a fundo e buscar entendê-la. E foi aí que descobri que a inadimplência é o resultado de uma equação que envolve diversos processos dentro da empresa, desde a venda, análise cadastral, faturamento, cobrança, conciliação, nível de atualização das informações, canais de comunicação com os clientes até o relacionamento com as instituições financeiras.

Esse aprendizado não ocorreu de um dia para o outro, mas de um processo de mapeamento de fluxos, implantação de pontos de controle, geração de indicadores, análises de comportamento histórico e uma gestão contínua.

E o resultado de tudo isso? Saber que como gestor você pode sim, diminuir a inadimplência, mesmo em um cenário difícil.

Abaixo compartilho algumas questões que todo gestor deve saber responder. E se não souber, fica a dica…

– O cliente que não está pagando, recebeu a cobrança?

– O arquivo com os débitos a serem feitos foi processado integralmente?

– Por que suas vendas são canceladas por análise cadastral dias depois do cadastro?

– Qual forma de pagamento gera mais inadimplência? Quais os motivos?

– Qual o grau de inadimplência por instituição financeira? E por que existe diferenças entre elas?

– O cliente está sendo informado de possíveis problemas no meio de pagamento?

Fonte: Blog Televendas