Quando vale (ou não) a pena localizar devedores via contact center?

Com o aumento da inadimplência e os altos custos com operadores, telecom, colaboradores, impostos, entre outros fatores, uma grande dúvida surge: como uma empresa pode localizar mais rapidamente seus devedores? Quanto mais rápida for esta localização, maior a chance de recuperação e recebimento das comissões e respectivos honorários.

Até hoje existia uma única forma de localização de devedores: as consultas individuais, via troca de arquivos ou web service às plataformas utilizada pelos bureaus de enriquecimento. Contudo, neste modelo, as empresas que necessitam do contato com o consumidor, possuem total responsabilidade na localização dos clientes (o que nem sempre é uma tarefa fácil).

Observando esta dificuldade do mercado, a Sistemas TH decidiu investir em um novo modelo de localização de clientes: via contact center. Por já possuir uma central de atendimento própria, utilizada para as validações de suas próprias informações, como telefones e endereços, a migração para este novo produto foi um caminho natural de evolução do negócio.

Diante das opções disponibilizadas, outra dúvida que surge: vale a pena concentrar a localização via contact center? A resposta é não! Segundo especialistas da Sistemas TH, os serviços trabalham de forma complementar. A recomendação é que para as carteiras com baixo atraso ou que nunca foram trabalhadas pela empresa seja utilizado o processo de enriquecimento cadastral em lote.

Já para carteiras em que a qualidade cadastral seja baixa ou o atraso da dívida e valor do título seja extremamente alto, o indicado é a utilização dos serviços de Localização de Clientes Real Time (Telefone Hot). Como a garantia é de 100% de assertividade das localizações via contact center, a chance de obtenção de um contato, promessa e pagamento de dívida é extremamente superior.

Fonte: Blog Televendas