Após treinamento, 18 telecobradores lotados na Gerência de Recuperação de Crédito (Gerc), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), já estão atuando para buscar o recebimento dos créditos de ICMS, IPVA e ITCD de contribuintes inscritos ou não em dívida ativa. Dois supervisores também treinados em recuperação de crédito dão suporte às equipes em cada turno de trabalho.
O consultor e coordenador do serviço de cal center da Gerc, Wylli Ramos, esclarece que, nesse primeiro momento, os funcionários estão contatando os contribuintes que parcelaram seus débitos, mas que deixaram de quitar as parcelas negociadas. Nesse caso o devedor é orientado a refazer o cronograma de pagamento, com parcelas atualizadas. Além disso, Wylli lembra que os que ainda não renegociaram a dívida estão sendo orientados a renegociar, conforme as regras previstas para o parcelamento de dívidas tributárias.
Para Wylli Ramos a falta de um banco de dados, como telefones, e emails atualizados para o acesso aos contribuintes inadimplentes, têm sido o maior desafio para as equipes de operadores de call center. Ele acrescenta ainda que, quando não se consegue contato por telefone, é enviado carta ou email ao contribuinte.
Vão abranger as cobranças feitas pelo serviço de call center da Gerc os processos com valores entre R$ 50 mil e R$ 500 mil. Acima dessa quantia, a cobrança qualificada será feita pelos auditores fiscais. Por meio do call center serão cobrados os parcelamentos vencidos e os débitos antes de serem encaminhados para protesto, explica Marcos Rogério, supervisor Tributário, da Gerc.
O coordenador do serviço de call center observa que a Sefaz está tentando obter novos acessos a bancos de dados de outras parcerias, como a Serasa, para facilitar o trabalho dos telecobradores e evitar perda de tempo com procura de contatos. O contribuinte tem alegado dificuldades financeiras devido à crise econômica, mas elogia e agradece por ter sido alertado da dívida.
Comunicação Setorial – Sefaz
Fonte: Goiás Agora