Desde o início do ano a Algar Tech, multinacional brasileira que integra soluções de TIC e BPO, vem fortalecendo seu portfólio de cobrança no Brasil, aliando as capacidades de relacionamento com o cliente (BPO) à implantação de tecnologias de multicanalidade, mobile e big data para auxiliar as empresas na cobrança e recuperação de crédito. O novo sistema, que incentiva o autosserviço e gera mais comodidade para o cliente, já tem apresentado resultados positivos, ampliando a efetividade das operações em 70%. A ferramenta tem sido utilizada por clientes que atuam nos setores: financeiro, beleza e saúde (cosméticos), utilitários e educação.
Na média geral de todos os clientes atendidos, a recuperação totalmente digital chegou a 52%, o que demonstra que o consumidor tem optado por esse meio para negociar seus débitos por ser mais conveniente e menos constrangedor. O sistema também apresentou uma boa margem de recuperação com clientes devedores acima de 3 anos, que normalmente é bem mais difícil de resgatar, tendo um crescimento de 27% na recuperação após a implementação do motor de Big Data e da Plataforma de Acionamento Digital. A solução baseada em auto negociação também possibilitou uma redução dos custos em 36% em comparação aos com atendimento humano.
“As soluções que a Algar Tech hoje oferece no setor de cobrança são possíveis graças ao know-how da empresa como integradora nos segmentos de TIC e BPO, que possibilita aliar inteligência especializada e recuperação de crédito às tecnologias mais avançadas de analíticos, multicanalidade e mobilidade. Os resultados já estão aparecendo, pois aliamos estratégia, inteligência de régua e acompanhamento da equipe, além do trabalho de quality assurance, tanto das ferramentas quanto dos processos”, garante Marco Aurélio Borges Matos, diretor de Operações e Relacionamento com o Cliente da Algar Tech.
Entre as soluções trabalhadas pela Algar Tech no sistema de cobrança multicanal, estão:
Analíticos para aumentar a recuperação de crédito – A expertise de analíticos de big data da Algar Tech também compõe a oferta de cobrança lançada no mercado. A solução de analíticos conecta os dados dos clientes, quais deles já foram contatados, quem já pagou, recupera, unifica as operações e faz enriquecimento dos dados. Com a análise preditiva é possível mostrar o comportamento de clientes, prever qual cliente tem propensão de contato, em qual horário, bem como qual o melhor canal para contatar cada pessoa.
Como a solução de big data é hospedada na nuvem, ela se adequa a quaisquer infraestruturas de TI das empresas e facilita a expansão da operação de cobrança.
A plataforma de analíticos entrega informações gerenciais de maior qualidade, o que permite aos executivos de cobrança definirem melhor as estratégias a serem adotadas. Por exemplo, permite o acompanhamento dos resultados das campanhas e a visualização do retorno sobre o investimento de cada.
Portal de cobrança – Dentro da proposta de valor da Algar Tech está um portal de cobrança que permite às empresas disponibilizarem um canal de autosserviço para seus clientes realizarem negociações de dívidas, parcelamentos e emissão de boletos de pagamento, tanto pela Web quanto por dispositivos móveis.
Multicanalidade – A utilização de múltiplos canais de contato com os clientes, como, voz, e-mail, SMS e redes sociais traz mais agilidade, eficiência e conveniência.
Consultoria – Além de entregar tecnologia aplicada ao negócio de cobrança, a Algar Tech oferece um serviço de inteligência e consultoria que analisa a eficiência das estratégias adotadas pelas empresas-cliente e auxilia o time a adotar a melhor abordagem.
Fonte: Blog Televendas