O Idec divulgou um levantamento sobre o endividamento da família brasileira, que inclui o acesso e os desafios na obtenção de crédito no mercado. Veja
Aos poucos, o Brasil começa a estancar a sangria que levou o país a uma das mais grandes crises econômicas dos últimos anos. Agora, é o momento de encararmos alguns dos problemas e um deles é o aumento do endividamento das famílias brasileiras.
Nesta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou pesquisa sobre as experiências dos consumidores em relação à renegociação de dívidas. O levantamento, realizado entre julho e setembro de 2016, contou com a participação de 1.815 internautas, e também mapeou os critérios dos bancos no tratamento dos clientes endividados. Veja as conclusões do estudo:
– 53,6% dos participantes já tentaram renegociar uma dívida. Porém, deste total, apenas 39,2% tiveram sucesso. Mais de 60,8%, portanto, tentaram e não tiveram êxito.
– Os principais motivos de insucesso são: transferência do débito para outra empresa (29,1%); consumidor não consegue novo prazo para pagar (27,3%); e banco não renegocia dívidas cujo pagamento ainda não está em atraso (24,2%).
– Com relação às políticas para o combate ao superendividamento dos clientes, todos os bancos consultados disseram que adotam essa prática. Mas o Idec constatou durante a pesquisa que 46% dos consumidores não tiveram nenhum tipo de orientação a respeito.
Apenas 0,7% mencionaram ter participado de oficinas promovidas pelas instituições sobre o assunto.
Fonte: Blog Televendas