Queda nas vendas, atrasos e não pagamentos por parte dos clientes, consumidores, afetam diretamente o fluxo de caixa das empresas.
A elevada taxa de inadimplência observada no mercado Brasileiro foi impulsionada pela expansão do crédito e pelas inúmeras possibilidades de “pagamento” criadas como atrativo para o aumento da demanda de consumo, consequentemente aumento nos atrasos e na inadimplência.
Neste contexto a cobrança via negociação amigável é mais rápida e menos onerosa, oferecendo a sua empresa retorno rápido, possibilitando aos devedores, melhores condições de acordo e liquidação.
Desta forma traz de volta estes à adimplência com sua empresa e aptos a voltarem a consumir.
O grande ponto na recuperação amigável é o de tornar a relação construtiva e não destrutiva entre credor e devedor.
Precisa de soluções e técnicas para ajudar sua empresa a ser mais eficiente no processo de recuperação de crédito e retenção de clientes? Acompanhe abaixo o artigo Recuperação de crédito para empresas: como ter sucesso no amigável!
Conheça as necessidades do cliente no momento da negociação
Cobrança equivale a recuperar um cliente, reaver dinheiro, reabilitar o crédito. Um cliente que está em crise hoje pode vir a se recuperar futuramente e surpreender com um novo potencial de compras e pagamentos. O primeiro passo que deve ser tomado diante da recuperação do crédito amigável é a aproximação de forma simples, objetiva e educada, desta forma abre-se um grande canal entre o credor e o devedor promovido pela empresa que ora esta intermediando.
Elaboração de um planejamento específico para o cliente
Com o levantamento das necessidades do cliente e das possibilidades de quitação, é possível elaborar um planejamento específico para cada caso. Os juros podem ser analisados e, se necessário, revisados, dando ao cliente a possibilidade de conhecer o que está englobando o valor total devido, além de garantir que ele tenha certeza que não está sendo cobrado juros abusivos, afirmando a responsabilidade da empresa com a transparência no processo de transação.
O planejamento específico para cada cliente permite conseguir os melhores valores e condições de pagamento para a quitação das dívidas. Empresas que optam por recuperar o crédito amigavelmente podem ter um maior sucesso durante todo o processo de negociação, uma vez que possibilitam ao cliente um pagamento facilitado e dentro das possibilidades de cada um.
Facilidade de pagamento
Renegociar dívidas de forma amigável é a melhor forma de obter sucesso durante um processo de negociação. Empresas que dedicam uma parcela do seu tempo para identificar as necessidades do cliente, elaborar um bom planejamento para cada caso, podem obter resultados no curto prazo e continuarem com o cliente no futuro, dando a possibilidade de recuperar o crédito e continuar ativamente no mercado
Entre as facilidades que empresas podem oferecer aos seus clientes estão:
– Crédito orientado (empresa acompanha todo o processo de negociação e indica a melhor forma de quitação dentro das necessidades do cliente);
– Atendimento personalizado, visando sempre uma negociação cordial e que aproxime o cliente da empresa;
– Identificação das necessidades financeira dos clientes;
– Redução dos juros e vantagens de adimplemento, no caso do cliente pagar em dia;
– Acompanhamento sistemático durante todo o processo de negociação;
– Renovação do crédito no momento de quitação da primeira parcela;
– Facilidade de pagamento: débito automático, carnê, boleto bancário, entre outros.
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Quero Quitar possibilita a sua empresa um modo prático de recuperar créditos. Os débitos são negociados de forma rápida, amigável e sem constrangimentos. Além disso, oferece boas condições de quitação que as empresas podem oferecer, num canal prático, privado e seguro. Tudo realizado pela internet, sem a necessidade de intermediários.
Fonte: Blog Televendas