Existe um abismo enorme entre o “cobrador” e o recuperador de crédito. Este abismo está na forma que cada um deles negocia o titulo em aberto, porem, poucas pessoas sabem que mudança na atitude pode definir em “cobrador” ou recuperador.
Se você já recebeu alguma ligação de cobrança deve já ter percebido que existe algumas pessoas que te “colocam na parede” e outras que realmente estão fazendo de tudo o possível para te ajudar.
Para você entender um pouco melhor entre a diferença entre estes dois profissionais da cobrança irei definir aqui em baixo:
Cobrador
O cobrador é aquele profissional que constrange e coloca na parede o inadimplente, buscando sempre favorecer o credor em detrimento do relacionamento deste com o cliente que possui um debito em aberto, além de buscar acordos que irão prejudicar ainda mais a situação financeira deste cliente.
Para este profissional, todos os problemas e as duvidas deste cliente são desculpas para o não pagamento, pois ele entende que a pessoa ficou em débito porque não queria efetuar o pagamento, ou seja, ele acha que ela tentou aplicar um golpe e merece ser punida.
O cobrador também possui uma atitude mal humorada, nervosa e mal educada, pois muitas vezes acaba ferindo o código de defesa do consumidor.
“O cobrador é aquele profissional que constrange e coloca na parede o inadimplente”
Ele lembra muito o Sr. Barriga do antigo programa do Chaves, em que efetua a cobrança na frente de todos, constrange o senhor Madruga e efetua diversas ameaças para o pagamento.
Este profissional também parece um mafioso em sua atitude.
Ok! Exagerei.
Recuperador de crédito
O recuperador de crédito é aquele profissional que busca ajudar tanto o inadimplente quanto o credor, ou seja, busca um acordo que não atrapalhe a vida financeira do cliente e que o credor não tenha prejuízo.
Este profissional busca entender o real motivo para o não pagamento e possui paciência e calma para sanar as dúvidas do cliente, sempre em busca de fortalecer o relacionamento com este para que após o pagamento, este possa voltar a ser cliente da empresa. Além da paciência e calma, possuem atitudes felizes e são educados com estes clientes.
Ele não é o profissional que fica do lado da empresa ou do lado do inadimplente. Ele fica no meio deles, como um árbitro que está em busca de uma conciliação destes dois.
“Este profissional busca entender o real motivo para o não pagamento e possui paciência e calma para sanar as dúvidas do cliente, sempre em busca de fortalecer o relacionamento com este”
Atenção: O objetivo não é entrar no mérito se a cobrança é devida ou não, e sim discutir as atitudes da cobrança. Pois o profissional não é proibido de efetuar a cobrança, já que isto também está garantido em lei, afinal, o cliente quebrou o acordo primeiro e deve cumprir com a sua promessa, porém é importante possuir atenção quanto a forma desta cobrança.
Espero que eu tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre a diferença entre estes dois profissionais.
E você profissional de cobrança?! Qual dos dois você é?
Fonte: Blog Televendas