Estimativa para o IPCA cai pela terceira semana, a 4,12%, e se distancia mais do centro da meta de 4,5%; aposta para o Produto Interno Bruto é de 0,47%
A estimativa para a inflação este ano permanece em trajetória de queda, ainda mais abaixo da meta do governo, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira. A projeção para a alta do IPCA neste ano agora é de 4,12%, 0,03 ponto percentual a menos do que na semana anterior, na terceira redução seguida promovida pelos especialistas consultados.
A previsão para o IPCA em 2018 continua em 4,5%. A meta oficial de 2017 e 2018 é de 4,5% com tolerância de 1,5 ponto percentual. Na semana passada, o IBGE informou que o IPCA-15 – índice que usa a mesma metodologia do IPCA – subiu 0,15% em março. Esta foi a menor variação mensal desde agosto de 2014 e pavimenta ainda mais o espaço para o BC fazer cortes maiores nos juros.
O alívio na inflação favorece a trajetória de corte de juros que já vem sendo promovida pelo BC, com o levantamento junto a uma centena de economistas ainda apontando redução na reunião de abril de 1 ponto percentual na Selic, atualmente em 12,25%.
Fonte: Veja economia