Estudo da Tata Consultancy Services mostra que 30% das empresas acredita que o maior impacto da Inteligência Artificial (IA) será em vendas, marketing ou atendimento ao cliente até 2020. Empregada para automatizar processos e impulsionar eficiência, ajudar na produção de funcionários e nas necessidades estratégicas do negócio, a IA também permite aprimorar a experiência do cliente com o Machine Learning – método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos.
A notificação de push é um exemplo de IA na personalização. “Diante do grande volume de notificações, usuários priorizam as mais interessantes. O push inteligente é uma ferramenta útil e assertiva porque reconhece o comportamento de navegação e envia uma mensagem relevante, aumentando as taxas de abertura e conversão”, explica Isaac Ezra, CEO da ShopBack, plataforma de retargeting inteligente baseada em comportamento do usuário.
Especialista em Customer Experience, a Mutant utiliza IA em sua plataforma de gestão de jornada do cliente. “Interpretamos cada interação com o consumidor utilizando modelos que permitem conhecer o contexto, sua intenção, como ele está se sentindo, sua personalidade, quão propenso está a reclamar ou adquirir um determinado produto. Praticamos também a personalização proativa, predizendo seu próximo passo para surpreendê-lo com experiências relevantes”, explica Thiago Paretti, VP Sales da Mutant.
Já existem serviços baseados em Machine Learning, como os oferecidos pela Google Cloud Platform, para ofertas de produtos alinhados às preferências dos clientes. É possível mostrar produtos durante a navegação e analisar sentimentos por meio de monitoramento de feeds dos sites, revisão de produtos, conversas e interações da central de atendimento assim como imagens armazenadas. “A IA pode ser usada como uma ferramenta de automação e transformação para as organizações”, conta Cláudio Santos, CEO da Santo Digital, uma das maiores revendas de Google Cloud para a América Latina.
O NDays, e-commerce de produtos com data de vencimento ou prazo de utilização próximos, aposta em IA aliada à criação de interfaces humanizadas e contextualizadas, considerando a relevância do que é exposto ao consumidor. “Temos total responsabilidade pela experiência de compra, mesmo sendo um intermediário. Se o cliente ficar insatisfeito por conta de algum ruído na operação, ainda que fora do nosso alcance, ele não volta ao site. Enxergamos a tecnologia como grande aliada para aprimorar esse relacionamento”, diz Gustavo Zanetti, sócio e diretor de Marketing da NDays.
Fonte: Blog Televendas