Empresas e marcas de diferentes segmentos de mercado estão hoje na internet, seja de forma ativa ou passiva, através de postagens e comentários de clientes e consumidores em redes sociais, blogs e sites. Saber como aproveitar esse novo momento, com novos consumidores, novas mídias, novos canais, novas audiências e novas formas de publicidade, é fundamental para vender mais.
Nesse novo contexto, a pergunta é inevitável: você já pensou em negociar com seu cliente mesmo que a venda seja realizada em um ambiente virtual? Se você é vendedor e se assustou com essa possibilidade, fique atento! Cada vez mais você poderá se valer de recursos e ferramentas digitais para converter o maior número de vendas possível. O ponto principal é: como entender, usar, trabalhar e maximizar todos esses recursos disponíveis de forma assertiva e profissional a favor do fechamento da venda ou do aumento de conversão?
5 dicas para negociar melhor
O primeiro passo para acompanhar essa evolução é entender que, hoje, tudo está baseado nas pessoas, em suas conexões, na capacidade de engajamento e na relevância social. As marcas não são mais aquilo que acham que são, mas o que seus clientes dizem que elas são. Com isso, qualquer empreendimento deve ter total atenção à interação virtual justamente porque o comportamento de compra se remodelou tanto no meio on-line como no off-line.
Vender pela internet exige novas habilidades, bem como dedicação em tempo integral. O vendedor digital não precisa trabalhar perfumado e de barba feita, mas precisa ter presença e relevância social para conseguir fisgar e conquistar novos compradores ou até mesmo manter sua atual carteira de clientes.
Está claro, portanto, que, dentre os tantos passos da venda que a internet possibilita, precisamos pensar especialmente na negociação. Dessa forma, tenho quatro dicas que considero preciosas e vou compartilhá-las com você.
1) Sempre inicie as negociações.
Você deve iniciar o processo porque quem controla o início das negociações tende a controlar como elas acabam. Se você deixar o cliente começar a negociação, vai acabar abrindo mão do controle – muitas vezes sem perceber.
Como fazer isso na internet: Faça uma lista de fornecedores que possam lhe ofertar o melhor custo-benefício e entre em contato com cada um tentando uma contraproposta. Além disso, pesquise no mercado se os preços estão compatíveis e quais estratégias as lojas estão utilizando para casar vendas. Depois dessa análise, veja em que será melhor investir na sua área: em um preço individual mais baixo ou em pacotes promocionais.
2) Negocie sempre por escrito.
Negociar primeiro para depois formalizar o que foi acordado acrescenta um tempo desnecessário à transação. Se você elaborar o seu acordo por escrito durante a negociação, estará preparado para pedir a assinatura do cliente no momento em que a decisão de compra for feita.
Como fazer isso na internet: Crie um cadastro obrigatório em seu site para todos os que quiserem comprar seus produtos. Dessa forma, você terá uma rede extensa de possíveis consumidores, aos quais poderá enviar e-mails e contatar anunciando futuras ofertas. Para incrementar esse processo, ofereça descontos aos que indicarem novos consumidores e cadastrá-los, assim você irá fidelizar os clientes e atingirá um público maior a cada dia.
3) Mantenha-se frio.
A mesa de negociação pode estar carregada de agendas, egos, emoções e prioridades. Grandes negociadores sabem como permanecer frios e tranquilos, fornecendo soluções e se mantendo na liderança.
Como fazer isso na internet: A internet é sua aliada aqui. Você não precisa responder os contatos de seus clientes imediatamente. Use o tempo a seu favor para deixar a emoção de lado e ser racional em toda negociação com os clientes virtuais.
4) Esteja no seu terreno.
A melhor maneira de estar em uma posição mais confortável na negociação é realizá-la dentro da sua empresa. Isso o ajuda e fortalece porque geralmente as pessoas ficam mais confiantes e descontraídas quando estão em um terreno que já conhecem ou dominam.
Como fazer isso na internet: Comunique-se sempre pelos canais oficiais da sua empresa. Não use seus perfis pessoais ou seu e-mail pessoal para falar em nome da companhia.
5) Use as objeções de seus clientes a seu favor.
A partir do momento em que você entende que a objeção do cliente é uma oportunidade que ele está dando a você de explicar melhor como pode ajudá-lo, você vai enxergá-la com outros olhos. Isso significa que nem sempre as dúvidas do seu cliente são um problema. Elas podem, sim, ser oportunidades. O (bom) relacionamento ainda é a única saída para o sucesso em qualquer negociação.
Como fazer isso na internet: Leve em consideração a opinião de seus clientes para atualizar periodicamente as promoções e divulgá-las em anúncios ou mesmo nas redes sociais gratuitamente. Isso pode ajudar você a vender mais.
Sucesso e boas vendas!
João Kepler Braga é reconhecido como o palestrante mais sintonizado com a inovação e a convergência digital no Brasil. É espalhador de ideias digitais e acredita que só a aplicação na prática pode realmente mostrar como tudo funciona.
Fonte: Blog Televendas
Uma boa negociação depende muito do objetivo e da positividade do vendedor, ter conhecimento do produto e também saber um pouco do cotidiano do cliente.