Hoje, abordaremos a importância que a utilização de regras personalizadas para a localização de clientes pode ter sobre os resultados de recuperação de crédito da sua empresa. Para que possamos nos aprofundar no assunto, se faz necessário um maior entendimento sobre as regras padrões para concessão de crédito.
De forma macro, todos os dados cadastrais de um cliente costumam ser obtidos na hora da concessão – e quanto maior for o volume de informações recebidas, maior a segurança desta operação (inclusive detectando possíveis fraudes).
Cada banco possuí diversas linhas de crédito – e o que as diferenciam? – Geralmente o objetivo da sua utilização, assim como as taxas de juros e os valores disponíveis (e a alienação ou não de um bem) – além disso, existe uma grande diferença no tempo médio para aprovação – no crédito massificado (ex: cartão de crédito), a concessão ocorre rapidamente – mesmo que o requisitante não tenha seus dados extremamente atualizados (aqui começa o problema)!
Um cliente que requisita crédito para comprar uma Mercedes Bens é totalmente diferente de um que solicita um cartão de crédito sem anuidade do Nubank, uma linha telefônica da Vivo ou que necessita parcelar as compra de produtos da Avon / Natura (revendedoras).
Agora perguntamos: Se a sua empresa fosse receber uma carteira para cobrança (das empresas anteriormente citadas), de mesmo valor (R$ 50 milhões) e atraso (até 720 dias), – quais vocês prefeririam receber? Provavelmente a escolha não seria pelas carteiras da Vivo e Avon/Natura – isso ocorre, não apenas pelo baixo Ticket Médio da dívida (ou pelos clientes não estarem negativados) mas também pela dificuldade de localização!
Clientes com baixa qualificação profissional e educacional, tendem a serem os maiores impactados em sua situação econômica, o que acaba refletindo em constantes mudanças de endereços e telefones – o que dificulta (em muito) sua localização!
Devido as dificuldades anteriormente apresentadas, o correto é que sejam utilizadas estratégias de retorno de telefones, endereços e e-mails, baseados nas características do público devedor – com base nesta visão de perfil da carteira, é possível criar regras de localização que vão muito além de uma simples busca de dados baseado no CPF do cliente.
Fonte: Blog Televendas