Avanço da informalidade proporciona queda no desemprego

Taxa de desemprego volta a cair, e atinge 12,8% no segundo trimestre; ainda há mais de 13 milhões de pessoas em busca de um trabalho

desemprego caiu de 13,6% para 12,8%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira.

Apesar do resultado positivo no trimestre, ainda há mais de 13 milhões de pessoas em busca de um trabalho, e o mercado formal está demorando para se reaquecer.

O principal motivo para que a taxa de desemprego tenha caído é que os brasileiros optaram por ingressar no mercado informal ou começaram a trabalhar por conta própria, para se desvencilhar da crise.

Desemprego no Brasil

O número de pessoas sem emprego no país caiu 5,9% ante o primeiro trimestre deste ano. No entanto, 13,3 milhões de pessoas ainda estão desempregadas.

Informalidade avança

Segundo o IBGE, a principal razão para a queda do desemprego foi o aumento das pessoas trabalhando na informalidade. Das vagas geradas, 65% oram informais. Outras 351.000 pessoas começaram a trabalhar de forma autônoma. 

721.000

Pessoas conseguiram um emprego neste trimestre.

468.000

É o número de pessoas com um novo emprego informal

351.000

É o número de pessoas que começaram a trabalhar por conta própria

Fonte: Diário Econômico – Safra e EBC

Fonte: Exame.com