Ainda que o número de inadimplentes tenha atingido um expressivo patamar, o momento não é completamente favorável às empresas que precisam cobrar dívidas em aberto. Isso porque, assim como a alta de consumidores com dívidas em atraso, cresceu também o número de desempregados, o que resulta na perda de poder aquisitivo da população.
Devido à esta dificuldade de recuperar clientes e suas dívidas, as empresas são obrigadas a se reinventar, a fim de criar alternativas mais baratas e assertivas para fechar acordos de pagamento. E uma das principais novidades é a cobrança por WhatsApp, meio de comunicação instalado em quase todos os smartphones dos consumidores.
Mas o app apresenta uma grande desvantagem: não permite contato ativo comercial com o cliente. Para usar a ferramenta como instrumento de cobrança, a empresa precisa enviar ao consumidor um link por SMS, link este que direciona o cliente ao ambiente de negociação.
Plataformas
Outra ferramenta que está se tornando bastante comum na recuperação de dívidas é a plataforma de negociação virtual, em que o cliente acessa o site das empresas de negociação e opta pelo plano que melhor se adapta ao orçamento dele.
Já em busca de uma solução definitiva, diversas empresas têm buscado também por plataformas multicanais, que reúnem em uma mesma tecnologia diversos canais de renegociação com o cliente. Esta solução, ainda que seja tendência, não é a mais garantida. Uma das principais questões que dificulta a recuperação das plataformas é o caráter passivo, pois o consumidor é quem deve ter a iniciativa de acessar o portal, encontrar sua dívida e negociá-la.
Cabe às empresas, então, aprimorar suas estratégias de engajamento. Por meio de e-mails e SMS, o operador tenta estimular o cliente inadimplente a fechar um acordo.
Cobrança com Internet Patrocinada
Uma das mais recentes inovações do mercado é a cobrança com internet patrocinada. Isso porque é muito comum que o consumidor esteja sem crédito no celular ou não queira usar seu pacote de dados na negociação.
Independente do motivo, a cobrança com internet patrocinada permite que o cliente acesse as plataformas de negociação virtual gratuitamente, o que potencializa a chance de visualização da proposta e a consequente recuperação.
Omni channel
Multicanalidade é a palavra do momento. Isso porque não basta atender o cliente, mas as empresas têm hoje o desafio de desvendar que tipo de atendimento e por qual meio o cliente quer ser atendido. Há os que preferem a informalidade do e-mail. Os mais conectados optam pelas redes sociais, enquanto os mais experientes não abrem mão da voz.
Assim, mais que estar apta a todos estes canais e novos comportamentos do consumidor (que tem preferido negociar dívidas fora do horário comercial, por exemplo), os líderes de cobrança precisam também formar um novo perfil de atendente: aquele que consegue atender diversos clientes simultaneamente. Com esta solução é preciso também investir fortemente em tecnologia, a fim de criar sistemas que possam integrar as informações sobre as negociações em apenas uma linha do tempo.
Boletos Digitais
Ainda que tradicionais, os boletos continuam em alta quando o assunto é recuperação e relacionamento com o cliente, contudo, em sua versão digital – devido aos altos custos do FAC (Franqueamento Autorizado de Cartas) dos Correios. Neste modelo, os clientes devedores são notificados na privacidade dos seus correios eletrônicos de forma a identificar os débitos e visualizar claramente as opções para pagamento da pendência, sem ter de expor os motivos pelos quais contraiu a dívida – questionamento que continua no script dos teleoperadores.
Fonte: Blog Televendas
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