Cai o número de pessoas conhecidas desempregadas em São Paulo, aponta estudo da Associação Comercial

Um estudo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, em outubro, cada consumidor paulista disse conhecer, em média, 6,81 pessoas que perderam o emprego nos últimos seis meses. Em setembro essa média era de 7,65. Os dados – do Índice de Confiança de São Paulo (IC-SP) – evidenciam a melhora nos indicadores de emprego, renda e massa salarial, observados desde o início do ano.

“É uma queda significativa e que está alinhada com os números de desemprego divulgados pelo IBGE. A confiança do Estado estava muito baixa e, certamente, a melhora no emprego é um elemento que contribui na percepção mais positiva do consumidor”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O IC-SP aponta que a confiança do consumidor paulista subiu de 60 para 68 pontos entre setembro e outubro. É o segundo maior patamar deste ano, atrás apenas do registrado em janeiro (70). Apesar de ser uma elevação grande, São Paulo apenas sobe para o mesmo patamar da região Sudeste (68), o que deixa claro como o Estado sentia, de maneira mais aguda que os outros, os efeitos da recessão econômica.

“No Índice Nacional de Confiança (INC) vimos uma melhora significativa no confiança das classes A/B. Como essas classes têm um peso maior em São Paulo, isso explica a alta de oito pontos em outubro”, analisa Burti. Ainda de acordo com ele, por não necessitarem muito de um aparato de crédito, esses consumidores de alta renda se dispõem a comprar mais facilmente produtos de maior valor, o que pode beneficiar o comércio varejista.

Tanto o IC-SP quanto o INC variam entre zero e 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo. A margem de erro é de três pontos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 1º e 15 de outubro.

Metodologia

O Índice de Confiança de São Paulo é elaborado pelo Instituto Ipsos a partir de entrevistas pessoais e domiciliares, com base em amostra probabilística e representativa da população de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). Trata-se de uma medida da extensão de confiança e segurança da população quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Além de indicar a percepção da população quanto à economia, o índice visa a prever o comportamento do consumidor no mercado.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Fonte: Segs