34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos no mês, revela Boa Vista SCPC

Questionados em quais situações procurariam por informações sobre educação financeira, 25% declaram que seria para ajudar a economizar ou gastar menos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês.

Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa sobre Educação Financeira também constatou que 61% dos consumidores aprenderam por conta própria a lidar com o dinheiro. Outros 28% dizem que os pais foram os responsáveis por introduzir este assunto no seu dia a dia.

Quando questionados se já buscaram informações sobre Educação Financeira, 43% dos consumidores dizem que sim.

Entre os que afirmam fazer o controle orçamentário, 47% alegam que já buscaram orientações de Educação Financeira. Entre os que dizem não fazer, 36% já precisaram se informar sobre o tema.

E onde obtiveram essas informações? 46% dos consumidores alegam que recorreram a pesquisas do tema em sites específicos sobre Educação Financeira. Entretanto, apenas 29% afirmam que essas informações foram suficientes para esclarecer ou os ajudar com o que precisavam.

51% alegam que recorreram a pesquisas sobre Educação Financeira porque queriam alternativas para controlar os gastos. 33% por estar endividados. 5% para entender e realizar investimentos e 11% apenas para conhecimento.

De um modo geral, quando indagados em quais situações procurariam por informações ou dicas de Educação Financeira, a maioria respondeu querer economizar dinheiro (25%), seguida de dificuldades financeiras (19%) e informações sobre investimento ou como fazer para render o dinheiro (19%).

Portal Consumidor Positivo

Para auxiliar o consumidor com suas finanças pessoais, a Boa Vista SCPC mantém o portal www.consumidorpositivo.com.br, no qual oferece conteúdos com dicas de educação financeira e orçamento doméstico. Os materiais podem ser acessados gratuitamente no portal.

Metodologia

Nesta pesquisa sobre Educação Financeira, a Boa Vista SCPC entrevistou 1.194 consumidores em todo o país. O levantamento foi realizado através da internet, entre os dias 22 de maio a 03 de julho. Os resultados devem ser lidos considerando margem de erro 3p.p. e 95% de grau de confiança.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.

Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing, gestão de riscos e fraudes, certificação digital entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas. 

Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito e decisões de negócios. 

A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br. 

A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado. 

Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em todo o ciclo de crédito.

www.boavistascpc.com.br

Fonte: Segs