Busca por “Black Friday” aumentou 27%, aponta pesquisa

Veja resultados da Black Friday 2017, como as categorias que mais tiveram desconto e o que esperar para esse ano.

Falta menos de um mês para o maior evento de e-commerce do Brasil, que acontecerá no dia 23 de novembro, trazendo altas expectativas tanto para consumidores quanto para empresários. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), estima-se que o brasileiro gaste cerca de R$ 2,87 bilhões em compras online durante a Black Friday.

Além disso, ao se analisar os dados do Google Trends para a palavra-chave “Black Friday”, nota-se um aumento de 27% de buscas entre 2015 e 2017, mostrando o quanto o período de compras tem se popularizado no Brasil. Os estados que demonstraram mais interesse nas buscas foram: São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, consecutivamente. No que se refere aos dados de navegação, as buscas no Google Ads evidenciam um aumento de 14% no uso do mobile para compras online durante o evento. .

Além disso, comparando o período da campanha entre 2016 e 2017, nota-se que mais de 50% dos usuários voltaram a consumir ainda mais e nas mesmas lojas. O dado reforça que além de angariar clientes para os anunciantes, o evento efetivamente é benéfico para o consumidor, já que o mesmo volta a comprar no ano seguinte. É válido ressaltar que 47% dos compradores são clientes recorrentes, o que significa um aumento expressivo na confiabilidade dos e-commerces.

No monitoramento de cliques e conversões de quinta para sexta, evidenciou-se que às 22h ocorreu o pico de compras e que mesmo com as visitas diminuindo durante o dia, a taxa de conversão se manteve, expressando que os clientes já haviam feito pesquisa prévia no site do anunciante. A essa altura, um estudo feito pela Mind Miners, empresa especializada em pesquisas de mercado para conectar marcas e compradores, aponta que mais de 60% dos entrevistados já estão analisando os descontos que serão dados durante a campanha.

Entre as categorias que receberam maior porcentagem de descontos, destacam-se: eletrodomésticos (15,28%), eletrônicos (11,26%) e cosméticos (10,38%). Confira no infográfico interativo desenvolvido pelo Cuponation, portal de descontos pertencente à empresa alemã Global Savings Group, as categorias que mais chamaram atenção na Black Friday 2017. Confira as demais seções para saber em quais será mais interessante fazer suas compras.

No que se refere ao próximo ano, um levantamento realizado pela blackfriday.com, indica que uma das categorias com maior tendência de ter descontos maiores será a de tablets e e-books,. Além disso, é curioso ressaltar que assim como vem acontecendo nas últimas edições, a Black Friday 2018 muito provavelmente terá seus descontos divulgados uma semana antes do que no ano passado (1 de novembro). Dessa forma, a pesquisa do consumidor é facilitada.

Fonte: Segs