Com a demanda das empresas voltando a crescer, o Banco Central estima para este ano um aumento na concessão de crédito próximo a 6% – já os maiores bancos, entendem que este número será próximo de 11% – e para que este percentual seja alcançado, as financeiras estão focando suas ações na oferta não apenas do famoso crédito com garantia (veículos, imóveis, consignado), mas também para os chamados clientes desbancarizados.
Hoje, existem 60 milhões de desbancarizados no Brasil, segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – esse número representa quase metade da população economicamente ativa no país! Apenas para efeitos de comparação, países como Itália, Espanha, Colômbia e Canadá possuem menos habitantes que o Brasil de clientes desbancarizados.
Seja com foco na digitalização ou na efetiva bancarização, um dos maiores desafios das instituições está em identificar este perfil de cliente, a fim de personalizar os produtos a serem oferecidos além de terem segurança nestas operações – e para que isso aconteça, se faz necessário a realização de diversas consultas e criação de regras para a determinação de quem são esses clientes desbancarizados.
As primeiras avaliações para a identificação de perfis de clientes desbancarizados pode estar relacionado a qual o canal utilizado pelo mesmo para a primeira interação com a instituição financeira – um exemplo prático seriam os acionamentos oriundos de aplicativos disponibilizados na plataforma Android – mas por que isso? Não necessariamente clientes desbancarizados utilizam apenas celulares com Android, mas as chances de que a grande massa destes, façam uso do IOS (Iphone), por exemplo, é muito pequena, devido ao alto custo destes aparelhos – mas, claro, essa é apenas uma avaliação.
Diante deste cenário e da maior necessidade das financeiras e fintechs na avaliação de perfil de clientes desbancarizados, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito, disponibiliza ao mercado o produto Valida Fácil – Concessão de Crédito – através deste, é possível realizar diversas consultas para determinar o perfil socioeconômico dos proponentes de produtos financeiros, dentre elas, local de moradia, profissão, renda presumida, escolaridade, além da identificação se é beneficiário do bolsa família.
Integrado aos principais motores de crédito do país, a solução da Think Data ainda busca vínculos destes perfis com empresas em seu nome (as famosas ME), além da identificação de vinculo empregatício, recebimento de seguro desemprego e o status das declarações de imposto de renda realizadas nos últimos 15 anos – indicando inclusive o banco e agência vinculada à declaração. Por fim, é possível avaliar o perfil do telefone dos clientes desbancarizados, buscando a identificação da existência de WhatsApp (real time), retornando também a foto vinculada, para ações de biometria fácil e segurança na concessão de crédito e/ou produto financeiro.
Fonte: Blog Televendas