Modalidade é preferida das famílias na aquisição de produtos de consumo massivo; uso supera a média da América Latina
“Se um ladrão me roubar só vai encontrar cartões”, conta, rindo, a professora de Educação Física Carolina Vieira.
Adepta do “dinheiro de plástico”, ela diz que raramente saca dinheiro para fazer pagamentos ou compras, dada a popularidade das maquininhas de crédito e débito.
“Hoje em dia, todo mundo aceita cartão. E se não aceita, não compro”, relata.
O uso de cartões é preferência nacional. Segundo levantamento da Kantar, 65% das famílias compram produtos de consumo massivo – itens de primeira necessidade e preço reduzido, como detergentes e itens de higiene – no cartão. Na América Latina, o uso atinge 45% das famílias.
Gasto no cartão é maior
A pesquisa também revelou que os brasileiros que pagam com cartão gastam mais: R$ 73, contra R$ 41 nos pagamentos em dinheiro.
“No Brasil, as despesas com bens de consumo massivo representam 28% dos gastos das famílias e é importante observar a maneira como pagam por elas. Apesar de usarem o cartão menos vezes, os valores gastos a cada ida ao ponto de venda são maiores com o dispositivo”, analisa Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar.