A LGPD em Televendas possui diretrizes sobre o uso de quaisquer dados pessoais, incluindo números de telefone – o que gera um impacto direto em canais de marketing baseados em dados, principalmente aqueles voltados para vendas. Entenda como funciona a lei e as novas formas para prospecção de clientes.
A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei Federal nº 13.709/2018, após pouco mais de dois anos de sua publicação, entrou em vigor. Ou seja, a LGPD em televendas já não é mais novidade, cabendo lembrar que, no ordenamento jurídico, presume-se o cumprimento da lei. Ou seja, “ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece” (Artigo 3º Decreto-Lei nº 4.657/1942 – Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.
Quais os impactos da LGPD em televendas?
Os princípios, fundamentos e aplicabilidade da LGPD foram apresentados no artigo referente à LGPD na Cobrança, o qual recomendamos a leitura caso ainda haja dúvidas sobre esses conceitos também em relação à LGPD em televendas.
De maneira geral, as diretrizes da lei foram desenhadas de forma a garantir a transparência e a segurança entre os negócios que envolvem o tratamento de dados pessoais. São raras exceções de aplicabilidade da lei, não sendo preciso dizer que é de observância obrigatória a LGPD em televendas ou quaisquer outras áreas de negócio.
Seguramente, dizemos que a LGPD em televendas implementa novas oportunidades, garantindo uma maior proximidade com o cliente, principalmente quando falamos sobre como os dados pessoais foram obtidos, armazenados, gerenciados e processados. Sendo assim, a LGPD em televendas, pode ser vista não como um problema e sim como uma oportunidade!
O questionamento a ser realizado considerando a aplicação da LGPD em televendas seria: como eu posso engajar melhor o público que compartilha um interesse comercial legítimo com os meus negócios ou produtos?
LGPD em televendas: Onde estão as oportunidades para conseguir clientes e garantir a conformidade?
A observância da LGPD em televendas exige sim dedicação e uma expansão das formas de encontrar novos clientes. Ações de inbound marketing tem sido cada vez mais relevantes, já que o conteúdo disponibilizado pela empresa gera uma maior aproximação do público com o seu produto/serviço e, consequentemente, enquanto as televendas geram um contato pessoa-a-pessoa mais efetivo, buscando entender as necessidades, a situação atual e as dores do cliente.
Para a adequação à LGPD em televendas, a revisão e inovação em estratégias para obtenção de novos clientes é uma grande realidade. E nesse ponto, cabe destacar a importância do estudo e gerenciamento adequado das bases de dados já existentes, antes mesmo até de buscar novos clientes.
O enriquecimento de dados é grande aliado na obtenção de novos negócios e pode estar completamente em conformidade com a LGPD em televendas. O importante, nesse tipo de negociação é a realização de avaliação de que o seu fornecedor de dados está em conformidade com a lei.
Nesse cenário, destacam-se as soluções oferecidas pela Think Data, bureau de informações referência em todo o mercado nacional. A Think Data, por meio de seus especialistas e consultores que possuem amplo conhecimento sobre a observância da LGPD em televendas, orientam as melhores práticas para observância e conformidade da lei em projetos totalmente personalizados de enriquecimento de dados, no qual, é avaliada a real necessidade de cada cliente, para que se obtenha somente os dados necessários para o negócio, adequando-se às hipóteses de tratamento previstas na LGDP.
Por meio do enriquecimento cadastral, é possível obter os melhores telefones de contato com o cliente, com destaque ao Localização Garantida®, solução totalmente inovadora e única no mercado que permite 100% de assertividade na validação de vínculo entre telefone e documento pessoal.
Além disso, através do cruzamento de informações disponíveis em seu big data, a Think Data possibilita que os clientes, não só localize, mas que conheça melhor seu perfil a fim de fornecer a possibilidade de um contato mais próximo, personalizado e assertivo, sempre observando os requisitos da LGPD em televendas.
Afinal, meus acionamentos cumprem as exigências da LGPD?
Para os acionamentos telefônicos estejam em conformidade com a LGPD em televendas, é importante que o interesse esteja legitimado em ao menos uma hipótese elencada no artigo 7º da LGPD, cabendo destaque ao legítimo interesse. Além disso, é importante observar e minimizar a quantidade de dados pessoais coletados e tratado, garantindo que a pessoa contatada tenha a opção de não ser mais contatada novamente (opt-out).
Considerando como oportunidade, é importante lembrar da conformidade da LGPD em televendas como uma ferramenta que tornará os negócios mais transparentes e confiáveis, construindo relações fortes e recompensadoras.
Para falar com os especialistas da Think Data e saber mais como encontrar novos clientes garantindo a conformidade com a LGPD ou testar gratuitamente as soluções da empresa, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
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