Perfil do Devedor: Como identificar qual cliente vale (ou não) a pena cobrar?

Considerando a tendência de aumento da inadimplência com a atual situação econômica do país, uma análise para entender o perfil do devedor, e se vale (ou não) a pena gastar esforços a fim de recuperar uma dívida é essencial em tempos de altíssimos custos para a manutenção de uma operação de cobrança. Entenda como realizar essa análise e potencializar a recuperação de crédito.

A evolução do perfil do devedor na história – como as negociações são impactadas?

Antigamente, vendedores de porta eram muito comuns, sabendo que no dia marcado, o pagamento seria acertado e não haveria problemas para o recebimento de suas vendas, sem a necessidade de fazer uma análise mais profunda do perfil do devedor, que era focado basicamente na confiança.

Ocorre que, com a expansão das cidades, uma análise do perfil do devedor passou a ser necessária, considerando critérios mais objetivos como renda, endereço, dados de contato, referências pessoais etc.

Atualmente, tendo em vista que, em 2021 74,8% dos brasileiros estavam conectados a internet (de acordo com o Internet World Status), faz-se necessária uma análise do perfil do devedor ainda mais profunda, considerando a utilização de tecnologias modernas de forma a aumentar as possibilidades de contato com a pessoa certa e a avaliação de realmente vale a pena cobrar esse indivíduo.  Até porque, o que adianta gastar esforços e verba a fim de encontrar alguém que realmente não possui condições de pagar sua dívida?

Como evitar gastos desnecessários através da análise de perfil do devedor?

Sabemos que, com a economia pessimista rondando o nosso país, fica cada dia mais difícil receber de volta os valores devidos por aquele cliente que realmente perdeu o emprego ou simplesmente se descontrolou e deixou de pagar as compras. Isso poderia ser evitado se antes da aprovação do crédito ou da compra, fosse feita uma análise do perfil do devedor.

O risco (e prejuízos) é algo inerente a concessão de crédito e existem muitos casos que, de acordo com o perfil do devedor, é preferível simplesmente deixar de cobrá-lo, evitando gastos com a operação (pessoal) e diversas tecnologias como telefonia, internet, disparo de mensagens e e-mails etc., inclusão de anotação em órgãos de proteção ao crédito (negativação).

A recuperação de crédito trata-se de uma corrida, quanto mais tempo o devedor está inadimplente, vai se tornando mais difícil de recuperar a dívida, cabendo assim, às financeiras e áreas de recuperação de crédito, em geral, avaliar o real custo desta cobrança x os ganhos com a sua recuperação através do entendimento do perfil do devedor.

Como entender o perfil do devedor em tempo real?

Neste ponto, é de extrema importância avaliar se o devedor está vivo (identificar a situação do CPF na Receita Federal e se existe indicação de óbito em cartórios de registro civil), se a pessoa está empregada ou se possui qualquer outro tipo de renda. De acordo com o perfil do devedor, pode ser interessante avaliar a existência de outras pendências e dívidas vencidas no mercado, a existência de anotações, por exemplo – ações que podem reduzir muito o tempo operacional gasto com ações ativas de cobrança.

É possível identificar o perfil do devedor que possui dívidas vencidas a fim de entender a sua real capacidade de pagamento, para que na hora das negociações, a cobrança seja feita de maneira eficiente, concisa e assertiva. Para essa análise, a Think Data, bureau de informações e um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, possui informações que possibilitam fazer uma a junção de diversas informações de maneira que facilitem e agilizem a diminuição de inadimplência.

As soluções da Think Data, são capazes de identificar se aquele cliente inadimplente possui vínculo empregatício, bolsa-família, também é possível verificar se está recebendo seguro-desemprego ou até mesmo possível consultar a restituição do imposto de renda, dentre outras diversas informações que tem como objetivo aperfeiçoar estratégias de cobrança para identificar o perfil do devedor e, consequentemente reduzir esforços e gastos com perfis que tem baixa probabilidade de sucesso.

Perfil do devedor: Entenda a fim de evitar grandes gastos desnecessários

Mas como de fato responder a simples pergunta: Qual é o perfil de devedor que claramente não tem recursos para quitar sua dívida?

Existem soluções que podem ser decisórias quando vale o não vale entrar em contato com o devedor, evitando gastos desnecessários. Por isso, é de extrema importância a análise do perfil do devedor, para saber quando se faz necessário ou quando não vale a pena gastar esforços a fim de localizá-lo.

As consultas Serasa Experian, oferecidas para pessoas jurídicas de todos os portes (desde empresários autônomos até grandes corporações) pela Think Data garantem uma avaliação do perfil do devedor extremamente ampla e adequada para todos os tipos de negociações, desde as mais simples como com a realização de consultas de dívidas vencidas e pendências, até mais completas com avaliação do Score, existência de ações judiciais, participação em empresas falidas e diversas outras informações.

Perfil do devedor: como utilizar ao seu favor e receber a quantias devidas?

Mesmo que a empresa utilize as soluções inovadoras descritas anteriormente, desenvolvidas pela Think Data, cobrar a dívida no momento errado pode acabar gerando prejuízos ainda maiores. Nesse sentido, depreende-se a importância da realização de análise do perfil do devedor com o cruzamento do porte da dívida e o tempo que será gasto para obter sucesso na cobrança, para avaliar se vale a pena gastar tantos esforços a fim de resgatar os valores que não foram pagos.

Cabe salientar que, no perfil do devedor, outro dado decisivo é o contato pois, de nada adianta um bom perfil se não é possível localizá-lo. Neste ponto, a Think Data conta com soluções exclusivas inovadoras para identificação real-time de telefones móveis com WhatsApp, para agilizar a identificação do melhor telefone para contato e também com o Localização Garantida que é capaz de garantir se um telefone móvel está ativo e, de fato, vinculado ao devedor.

Além disso, quando o credor conhece o perfil do devedor, é possível verificar a possibilidade de iniciar ação de cobrança, se esta é necessária e com as informações é possível ter uma ajuização ágil, com maior efetividade de citação e penhora dos bens do devedor.

Fonte: Think Data