Medida ampliaria oferta de crédito para cliente adimplente e seria positiva para instituições; outras iniciativas estão em discussão, disse em live do Valor
O presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, disse em live promovida pelo Valor nesta terça-feira que os bancos têm discutido com as autoridades reguladoras a possibilidade de refinanciar parcelas do crédito imobiliário que o cliente já pagou. Isso seria uma forma de ampliar a oferta de crédito para clientes adimplentes, a juros baixos – já que o financiamento imobiliário tem as melhores taxas – e também é bom para o banco, pois essa linha tem a garantia do imóvel. Segundo ele, essa discussão está avançada.
Sobre outras medidas que o governo poderia adotar, Bracher disse que está sendo discutido um aumento no teto de faturamento das empresas que podem acessar a linha de financiamento de folha de pagamento, que está com uma demanda muito baixa.
Ainda assim, o executivo afirmou que o governo tem sido proativo e adotado uma série de ações, inclusive no âmbito fiscal, com o auxílio emergencial de R$ 600. “Eu acho que algumas coisas que estão sendo feitas podem ser aprofundadas. A ideia de um fundo garantidor para empresas menores ainda precisa ser implementada”, comentou.