BRASÍLIA – O Banco do Brasil (BB) avalia criar um novo plano de demissão voluntária (PDV) para reduzir seus gastos com pessoal, que hoje são mais altos do que os concorrentes privados.
A notícia foi originalmente publicada pelo jornal “Correio Braziliense”, dando conta de uma possível demissão de cerca de 18 mil funcionários. A edição desta quinta-feira de o “O Globo” trouxe a informação de que o banco federal estaria pronto para anunciar a abertura de um PDV nos próximos dias.
O Valor apurou junto a fontes com conhecimento do assunto que a hipótese de criar um PDV está em avaliação, ante os custos administrativos mais elevados do BB em relação aos bancos privados, mas ainda não há decisão. “Não temos nada decidido sobre o assunto”, disse a fonte. “Mas em hipótese alguma haverá demissões. ”
A fonte lembrou que o BB tem atualmente 109 mil funcionários, enquanto concorrentes privados como Bradesco e Itaú possuem cerca de 90 mil. Isso não significa, necessariamente, que o BB vai reduzir sua força de trabalho aos níveis dos bancos privados.
Os PDVs têm sido parte da rotina do Banco do Brasil nos últimos anos para obter maior eficiência administrativa, disse a fonte. No ano passado, por exemplo, um programa de aposentadoria antecipada teve a adesão de aproximadamente cinco mil funcionários da casa. “A Petrobras vai fazer um PDV, o BB fez um PDV no ano passado”, disse esse interlocutor.
Fonte: Valor Econômico