Número é um avanço expressivo comparado a 2019, quando a maioria das originações – 80% – se deu no canal tradicional
A aposta do Itaú na digitalização de sua rede de varejo conquistou marcas importantes ao longo de 2021. No encerramento do ano, mais de 60% dos novos clientes chegaram ao banco por meio dos canais digitais, um avanço expressivo quando se olha para os números de 2019, quando a maioria das originações de clientes – 80% – veio pelo canal tradicional.
Esse avanço do relacionamento com os correntistas é resultado do projeto iVarejo 2030, lançado pelo Itaú no ano passado e que consiste num conjunto de iniciativas para adaptar a instituição ao cenário mais competitivo e tecnológico.
“Queremos deixar de ser um banco tradicional suportado pelos canais digitais para, de fato, ser um banco digital suportado pelos canais tradicionais”, define Renato Mansur, diretor de Canais Digitais do Itaú Unibanco. Ele conta que, quando o projeto começou, cerca de 45% dos serviços do banco estavam disponíveis no internet banking ou no mobile. No ano passado, esse número subiu para 90%.
Em termos de produtos, todos estão acessíveis por meio dos canais digitais. E foi por meio do mobile ou internet banking que 60% dos produtos foram efetivamente vendidos. Mansur afirma que o banco deve encerrar o ano com mais de 30% do resultado do varejo originado dentro das plataformas digitais. “A pandemia acelerou demais a digitalização, e nós aproveitamos esse momento tão difícil para olhar para o cliente”, diz.
Esse empenho em acelerar a digitalização do varejo tem como consequência natural um redimensionamento da rede de agências físicas do banco, mas não o seu fim. Mansur afirma que o diferencial do banco em relação aos nativos digitais é exatamente a conexão humano-digital, a chamada estratégia “phygital”. “Quem vai ganhar o jogo é quem conseguir humanizar o atendimento”, afirma.
Fonte: Valor Economico