Vivemos um período de turbulências e insegurança, onde empresas buscam alternativas para manter-se no mercado, cada dia é uma nova batalha na busca de melhores resultados. Nesses momentos, uma liderança resiliente e assertiva pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Saber que se pode contar com um líder capaz de conduzir seus liderados, um líder que faz com que superem as dificuldades diante das situações mais complicadas, mantendo sua equipe motivada e comprometida, não é tarefa fácil.
O momento pede a utilização de novos conceitos e de uma maneira criativa de agir e pensar. Faz-se necessário utilizar a inteligência experiencial.
Agora complicou. O que é inteligência experiencial?
É a capacidade de empregar novas ideias de forma criativa, quando utilizada, juntamente com a inteligência contextual os resultados podem ser impressionantes.
Só um momento. O que é a inteligência contextual?
A inteligência contextual é a capacidade de capitalizar os pontos fortes de cada membro da equipe, mantendo o equilíbrio e compensando através de técnicas próprias os pontos fracos, produzindo assim, melhores resultados.
Como fazer isso então? Para que isso aconteça, será preciso que se desenvolvam certas habilidades. Elas ajudarão a conduzir sua equipe, levando-a aos resultados desejados.
Também entra a comunicação, afinal, não existe liderança sem ela. Sabemos o quanto ela pode ou não influenciar, portanto, também é necessário entender o que é o processo de comunicação.
A comunicação está presente em praticamente todas as nossas atividades. Dependemos dela para nos relacionarmos, tanto no profissional quanto no pessoal.
Uma das primeiras regras de comunicação é saber se expressar e entender que ela é sempre uma via de mão dupla. É preciso compreender o que a outra pessoa diz, assim como, ela também deve nos compreender, já que sem a comunicação a liderança seria impossível.
São várias as maneiras com as quais podemos nos comunicar: Pode ser uma conversa entre duas pessoas, por palavras ou por gestos. Ou através de mensagens, que podem ser faladas ou escritas. Podemos utilizar a internet ou um contato telefônico, ou qualquer outro meio, que permita a interação das pessoas.
Durante o processo de comunicação é preciso ter alguns cuidados para que a mensagem não chegue à pessoa que recebe de forma errada. Muitas vezes, quem recebe uma mensagem, não entende exatamente o que foi comunicado, isto é, não dá maneira que a pessoa que a enviou desejava.
Entre o momento em que a mensagem é passada e, o momento em que ela é recebida, ocorre o que chamamos de ruídos da comunicação. Saber identificá-los e diminuí-los e o que pode tornar a comunicação assertiva.
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Lembrando que todos os meus cursos, trabalham seu lado profissional e pessoal, o que o tornará um profissional diferenciado no mercado.
Fonte: Redação Aserc