Cresce número de famílias endividadas em São Paulo

Levantamento feito pela Fecomercio-SP apontou que o número cresceu aproximadamente 66 mil em apenas um ano

Uma pesquisa realizada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) apontou que quase duas milhões de famílias se declararam endividadas em julho deste ano na cidade de São Paulo. Isso representa 50,6% das famílias paulistanas.

Divulgado nesta sexta-feira, o levantamento indicou que o número cresceu aproximadamente 66 mil em apenas um ano: de 1.893 milhões em julho de 2016 passou para 1.959 milhões em julho de 2017.

De acordo com a pesquisa, 55,7% dessas famílias têm renda de até dez salários mínimos, uma alta de 0,7% em relação a junho. O porcentual de endividados com renda superior a esse patamar foi de 35,6% (crescimento de 1,2% comparado com o mês anterior).

O levantamento apontou ainda que 52,8% têm entre 11% e 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas. O cartão de crédito é o grande vilão das famílias: representa 71,8% dos tipos de dívida. Fica bem à frente do segundo fator, os carnês (14,6%), e o terceiro, que é o financiamento de carro (12,2%).

Segundo a Fecomercio-SP, o desemprego elevado e a instabilidade causada pela crise política provocam esse tipo de oscilação no comportamento das famílias paulistanas.

Fonte: Veja Economia