Pesquisa mostra que 8% dos brasileiros ainda usam cheque pré-datado

Carnê é escolha de um quarto de entrevistados

RIO – O cheque pré-datado ainda é uma forma de pagamento utilizada por 8% dos brasileiros, de acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Geralmente, o cheque é utilizado nove vezes por ano para pagar, principalmente, alimentos em supermercados (34%), materiais de construção (20%) e móveis (18%).

Segundo os adeptos do talão de cheques, as vantagens são ter prazo para pagar (28%), fazer compras mesmo quando não se tem dinheiro (23%) e a possibilidade de parcelar o valor do bem ou serviço adquirido (12%). Para controlar as despesas, os consumidores que utilizam cheque pré-datado costumam usar como mecanismo a anotação em canhoto (42%) ou em papel, caderno ou agenda (23%). Somente 21% fazem os registros em uma planilha no computador.

A mesma a pesquisa também indicou que 38% dos que possuem cheque pré-datado já ficaram com o nome sujo por causa dos cheques sem fundo e 13% ainda estão nesta situação.

CARNÊ TAMBÉM É USADO

De acordo com o levantamento, 26% dos consumidores costumam fazer compras no crediário, com uso de carnê, especialmente as mulheres (31%) e os residentes do interior (29%). A principal motivação para adquirir o crediário é a possibilidade de fazer mais compras (32%), seguida de alguma necessidade ou imprevisto (21%) e do fato de não haver burocracia para adquirir (19%). Em média, cada brasileiro possui de uma a duas compras atualmente realizadas no crediário.

Veja os cuidados necessários:

— No caso do crediário e do carnê, frequentemente há juros embutidos nas parcelas. Por isso, compare o valor total da compra parcelada com aquele que seria cobrado à vista

— Veja se o pagamento das parcelas não comprometerá a renda e, consequentemente, o pagamento de outras despesas

— Não deixe que a facilidade do parcelamento cause o exagero nas compras por impulso ou sem planejamento

Fonte: O