O número de consumidores que limparam o nome caiu 5,5% em setembro, na comparação ajustada sazonalmente com o mês anterior, segundo o indicador de recuperação de crédito da Boa Vista SCPC. O resultado — obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base de dados da empresa de informações de crédito — diminuiu 7,7% em relação a setembro de 2016.
Nos 12 meses até setembro, a recuperação de crédito aponta baixa de 3% — nesta base de comparação, o indicador está em queda desde o pico de 3,3% positivos em janeiro de 2017. De janeiro a setembro, houve baixa de 2,5%.
Em termos regionais, em 12 meses, foi observado aumento somente na região Sul, de 5,8%. Nas demais regiões, houve baixa nesta base comparativa: Norte (-11%), Centro-Oeste (-7,7%), Nordeste (-7,8%) e Sudeste (-1,8%).
“A média brasileira de recuperação de crédito aprofundou a tendência de queda, quando observados os dados acumulados em 12 meses”, observa a Boa Vista SCPC em nota. “Ainda assim, o quadro de inadimplência na economia mantém-se com poucas alterações, uma vez que o crescimento do fluxo de registros de consumidores inadimplentes nos últimos meses também permanece em níveis próximos da estabilidade.”
Fonte: Blog Televendas