Montar um call center do zero ou alocar uma estrutura pronta?

Montar um Call Center a fim de melhorar a comunicação e relacionamento entre empresa e cliente ou para prestação de serviços para outras empresas, exige bom planejamento e elaboração de estratégias de vendas e atendimento.

Com este mercado em expansão, tendo uma previsão de faturamento com cerca de 8,33% a mais comparado ao ano de 2017, as empresas têm cada vez mais investido no setor e em novas tecnologias. Há diversos profissionais que buscam ter uma estrutura de PA (Posição de Atendimento) própria para oferecer serviços de comunicação.

Mas, para criação de um novo negócio é necessário a criação de estratégias, analise de mercado e muita pesquisa. O primeiro passo é entender se realmente o investimento necessário terá um bom retorno e, logo em seguida, pensar nos possíveis gastos com infraestrutura do local como o espaço físico, mobiliário, tecnologia e os requisitos básicos para ter um bom ambiente de trabalho.

Quando você pensa em como montar um Call Center com PAs bem estruturadas é necessário analisar essas variáveis, pois existem grandes empresas de atendimento ao cliente por todo o país em que boa parte delas são multinacionais. Sendo assim, se faz necessário ter uma boa estrutura e uma tecnologia capaz de suportar operações 24×7.

Se formos analisar os gastos de montar uma estrutura com qualidade, são inúmeros. O investimento inicial com mobiliário certificado e que atendem as normas NR17, projeto e cabeamento estruturado de rede, cadeiras, computadores e head set chegam a um pouco mais de cinco mil reais por posição de atendimento.

Além disso, são necessárias pelo menos três equipes diferentes para efetuarem a manutenção preventiva e suporte para o bom funcionamento e cumprindo SLA’s rigorosos. Tudo isso, ainda sem considerar a administração de equipes de limpeza, segurança, recepção e as despesas com seguro, energia, IPTU gerador, elevador, entre outros.

Contudo, uma alternativa viável são as empresas que disponibilizam espaços para alocação de PAs, onde há incluso todo tipo de infraestrutura necessária. A RCA Workspace é uma empresa nova no mercado, que foi criada com o intuito de oferecer uma infraestrutura premium, oferecendo rapidez, agilidade e flexibilidade na contratação juntamente com preços acessíveis, onde a única preocupação do contratante seja em trazer seu próprio operador para o espaço.

RCA oferece 3 andares com 450 PAs que possuem mobiliário novo e de primeira, estrutura tecnológica que suporta operações 24X7 e toda a parte de serviços com segurança e limpeza, tudo para oferecer um ambiente de trabalho mais confortável para os operadores.

Possuem flexibilidade na contratação, sendo possível a alocação do espaço em curtos períodos de tempo para operações on demand, por exemplo. Também são rápidos na parte de contratação e uso imediato do espaço, desde que haja disponibilidade das PAs necessárias.

Fonte: Blog Televendas