Pelo quarto mês consecutivo, os índices da inadimplência em Sorocaba registraram queda, segundo os números do banco de dados da Associação Comercial, administrado pela Boa Vista SCPC.
Os resultados demonstram que foram 127.781 registros, em abril deste ano, contra 155.034 em abril de 2018. A queda anual foi de 17,5%. Em comparação ao mês de março deste ano, foi de 2,28%.
O valor das dívidas também diminuiu. O mês de abril fechou no valor de R$ 73.348.789,75. Em comparação com o início deste ano, a queda foi de 4%.
Outro número que sofreu redução foi o de CPFs negativados, que diz respeito ao número de inadimplentes na cidade. Foram 72.041, contra 73.765 em março, redução de 2%. Em comparação com 2018, a queda foi de 7,57%.
Segundo Carla Giuliani, do setor de Economia da Associação Comercial, em parceria com a Esamc Jr., se por um lado os números são animadores por registrarem quedas na inadimplência e demonstrarem que há um número de pessoas que está conseguindo reverter a situação e quitar seus débitos, existe também a necessidade de se ter cuidado. “Tanto os consumidores quanto as empresas estão muito cautelosos na hora da decisão de compra e contratação, respectivamente, devido a uma lenta melhora nos níveis de atividade econômica”, avalia.
Base de dados – Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo na base de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.
Serviço de Recuperação de Crédito
A Associação Comercial de Sorocaba oferece gratuitamente à população consultas de CPF. Caso seja registrado algum débito, há a oportunidade de o consumidor renegociar suas dívidas através do Serviço de Recuperação de Crédito.
Para os empreendedores, a entidade também oferece diversas consultas de análise de risco e crédito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.