Tentativa de acordo com credores é apontada em pesquisa sobre os inadimplentes

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 35% dos consumidores inadimplentes interessados em regularizar sua situação pelos próximos três meses querem tentar um acordo com os credores. A partir daí, a ideia desse contingente de devedores é parcelar o valor do débito pendente, destaca o levantamento.

O estudo revela ainda que 55% das pessoas com contas atrasadas acreditam na possibilidade de ter condições de regularizar as dívidas. Dentro desse contingente, 35% pretendem pagar integralmente e 16% querem fazer isso parcialmente. Por outro lado, 45% dos inadimplentes não se veem com condições financeiras de quitar as dívidas em um período de três meses.

Ainda de acordo com o levantamento, 75% dos entrevistados comprometeriam o pagamento de contas básicas. E outros 21% garantem ter uma situação confortável diante de todo esse cenário.

Esse resultado da CNDL/SPC Brasil mostra uma tendência já constatada na pesquisa sobre o impacto das dívidas na vida dos brasileiros, elaborada pelo serviço de cobrança digital Negocia Fácil em parceria com o Instituto Locomotiva. Divulgada recentemente, o levantamento aponta que 79% das pessoas em situação de inadimplência preferem pagar as dívidas diretamente para as empresas credoras, em vez de negociar com terceirizadas. Desse universo, 51% optariam em firmar acordos via computador, via site do credor.

O estudo Negocia Fácil/Instituto Locomotiva mostra ainda que 89% dos inadimplentes gostariam de ser mais ouvidos pelas empresas. O pedido vem num esforço de se chegar a um bom acordo. De acordo com a análise, 84% desse público acredita que as empresas não se importam realmente com os seus clientes, em meio ao empenho de fechar uma conciliação, mas somente com os seus lucros.

Caso haja interesse em comentar a pesquisa da CNDL ou falar sobre o levantamento Negocia Fácil/Instituto Locomotiva, estamos à disposição. Se precisar de especialista para falar sobre o assunto, temos o José Moniz, head de Negócios Digitais na Negocia Fácil. Ele tem mais de 20 anos de experiência no mercado.

Fonte: Segs