As negociações entre Itaú Unibanco e Citi para a compra da unidade de varejo do banco americano no Brasil estão em estágio final, segundo três fontes com conhecimento do assunto. Há fortes chances de o acordo ser assinado nos próximos dias, ainda nesta semana.
O Itaú Unibanco obteve a exclusividade na negociação pelo banco de varejo do Citi no Brasil no fim de setembro e vem acertando os últimos detalhes da compra desde então. O banco controlado por Roberto Setubal fez uma oferta melhor que a do espanhol Santander e tomou a dianteira na disputa. A unidade brasileira de varejo do Citi soma cerca de R$ 8 bilhões em operações de crédito.
Além do Brasil, o Citi está vendendo suas operações de varejo na Argentina e na Colômbia. Na Argentina, o espanhol Santander é o favorito para levar o ativo. Na Colômbia, quem deve comprar a operação é o canadense Scotiabank. O plano original do banco americano era anunciar o resultado das vendas da ainda em setembro. Juntas, as três operações têm cerca de US$ 10 bilhões em ativos.
Após a venda, o Citi ficará com uma operação de banco de atacado e de investimentos no Brasil.
Fonte: Valor Econômico